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Publicado em 25 de Novembro de 2022

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Copa do Mundo 2022 – 5º Dia

Como a Inteligência Artificial avaliou a partida Brasil x Sérvia?

Fechando a 1a rodada jogaram:  


  • Portugal_3x2_Gana
  • Brasil_2x0_Servia
  • Uruguai_0x0_CoreiaDoSul
  • Suica_1x0_Camaroes


Análises dos jogos de acordo com a Inteligência Artificial



Portugal_3x2_Gana



Apesar do placar apertado, Portugal jogo 68% do que se espera de uma equipe vencedora e Gana 29%. 


Intensidade relativa do jogo: 

  • 70% Portugal
  • 30% Gana


Finalizações: 

  • Talvez aqui a primeira explicação para um jogo apertado ou arriscado, Portugal finalizou menos do que se espera em equipes vencedoras e com uma taxa de acertos regular
  • Gana chutou pouco e teve taxa de direção pior que a de Portugal, mas de 3 bolas que foram na direção do gol, 2 entraram


Desarmes

  • Os desarmes têm papel forte em equipes vencedoras e Portugal foi bastante efetivo.  


Passes:

  • Portugal tem taxa de acertos de campeão
  • Gana tem taxa regular 


O que manter 


  • Portugal: taxa de acerto de passes
  • Gana: taxa de gols


O que melhorar


  • Alemanha: intensidade
  • Japão: taxa de acerto de chutes ao gol


Os incansáveis do jogo foram:


  • Portugal: Raphael Guerreiro, lateral
  • Portugal: Danilo Pereira, volante
  • Portugal: João Cancelo, lateral


As melhores performances:


  • Danilo Pereira, volante de Portugal
  • Rúben Dias, zagueiro de Portugal
  • João Cancelo, lateral de Portugal



Brasil_2x0_Servia





Brasil jogou 65% do que se espera de uma equipe vencedora e a Sérvia, 32%. 


Intensidade relativa do jogo: 

  • 67% Brasil
  • 33% Sérvia


Finalizações: 

  • Brasil finalizou 50% mais do que seria um objetivo de futebol vencedor e teve boa taxa de acerto.
  • Sérvia finalizou pouco e teve 0% de taxa de acerto.


Desarmes

  • As duas equipes tiveram boa quantidade de desarmes, mas a Sérvia foi mais efetiva.


Passes:

  • Brasil teve taxa de acertos de vencedores  a Sérvia teve taxa regular.


O que manter 


  • Brasil: taxa de acerto de passes
  • Sérvia: efetividade nos desarmes


O que melhorar


  • Brasil: perdeu muitas bolas
  • Sérvia: quantidade e qualidade dos chutes a gol


Os incansáveis do jogo foram:


  • Brasil: Alex Sandro, lateral
  • Brasil: Thiago Silva, zagueiro
  • Brasil: Marquinhos, zagueiro


Top performances:


  • Alex Sandro, lateral do Brasil
  • Casemiro, volante do Brasil
  • Marquinhos, zagueiro do Brasil


Apesar de o Brasil ter uma série de indicadores fortes, vale observar que sua distância para um futebol vencedor, se dá por conta de falhas como quantidade de bolas perdidas, que foi muito elevada. Uma bola perdida pode representar um ataque adversário num momento em que o Brasil não estará armado para defender. 




Uruguai_0x0_CoreiaDoSul





No jogo em que foi falada sobre a ausência do Arrascaeta, o Uruguai jogou 55% de um futebol vencedor, enquanto a Coreia jogou 37%


Intensidade relativa do jogo: 

  • 60% Uruguai
  • 40% Coreia do Sul


Finalizações: 

  • Uruguai finalizou pouco e teve uma baixa taxa de acerto de direção
  • Coreia finalizou pouco e errou todas


Desarmes e Perdas

  • Uruguai tem boa taxa de acerto nos desarmes, mas perde muitas bolas, talvez a causa de muitos chutões
  • Coreia do Sul foi menos efetiva


Passes:

  • Uruguai tem taxa de acerto de passes de campeão. Importante observar se mantém a taxa quando entrar em um jogo mais intenso
  • Coreia tem taxa boa, pode melhorar 


O que manter 


  • Uruguai: taxa de acerto de passes
  • Coreia: nenhum destaque de campeão


O que melhorar


  • Uruguai: intensidade
  • Coreia: intensidade 


Os incansáveis do jogo foram:


  • Uruguai: Diego Godín, zagueiro
  • Uruguai: José Giménez, zagueiro
  • Uruguai: Martín Cáceres, lateral


Top performances:


  • Diego Godín, zagueiro do Uruguai
  • Martín Cáceres, lateral do Uruguai
  • José Giménez, zagueiro do Uruguai




Suica_1x0_Camaroes





No que se pode chamar de um jogo de baixa perfomance, Camarões teve 52% de performance de campeão e Suíça 55%.  


Intensidade relativa do jogo: 

  • 52% Suíça
  • 48% Camarões


Finalizações: 

  • As duas equipes somadas não finalizaram a quantidade de vezes de uma equipe vencedora. A taxa de acerto de Camarões foi melhor, apesar de abaixo de uma equipe vencedora. 


Desarmes

Baixo número de combatividade das duas equipes, chamando a atenção somente a quantidade de bolas perdidas da Suiça


Passes:

  • As duas equipes tiveram taxa de acerto de campeões. Resta saber se conseguem manter a taxa em uma intensidade de campeões.  


O que manter 


  • Taxa de acerto de passes


O que melhorar


  • Intensidade
  • Nico Elvedi, ZAG do Suíça
  • Nicolas N'Koulou, ZAG do Camarões

Remo Freuler, MEI do SuíçaOs incansáveis do jogo foram:


  • Camarões: Andre Onana, goleiro que tentou cadenciar o jogo
  • Suíça-Manuel Akanji, zagueiro
  • Camarões-Collins Fai,lateral


Top performances:


  • Nico Elvedi, zagueiro da Suíça
  • Nicolas N'Koulou, zagueiro de Camarões
  • Remo Freuler, meia da Suíça



A Inteligência Artificial não entende de futebol, mas revela padrões e detalhes relevantes para profissionais, especialistas e executivos que desejam identificar pontos chave de melhora consistente nos seus negócios. Essa é uma análise pós jogo, mas pode ser realizada em tempo real ou mesmo ser aprofundada sob demanda. Uma das grandes vantagens da IA é a capacidade de análise em profundidade em tempo real, mantendo o negócio em questão com alto nível de dinamismo.


(*) FIF-AI: Fator de Intensidade de Futebol, desenvolvido com aplicação de IA - Inteligência Artificial aplicada a dados de futebol gerados a partir de jogos de alta performance e atualizado com técnicas de aprendizado contínuo. 



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Sobre o Autor

Ricardo Villaça

Ricardo Villaça

Chief Artificial Intelligence Officer

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