.

Publicado em 6 de Abril de 2022

Compartilhar:

Metaverso, o que é? Como se preparar? E por que dados e governança são extremamente importantes para entrar nesse mundo?

O que é esse tal de metaverso?

O que é esse tal de metaverso?

A pergunta do momento é: o que é o Metaverso e como surfar essa onda??? Então vou tentar explicar de uma forma simples o que já aprendi sobre esse “potencial novo marco” da conexão social.


Metaverso é um ambiente virtual imersivo, coletivo e realista, onde as pessoas poderão interagir e realizar qualquer atividade como trabalhar, jogar, fazer compras, participar de shows e eventos, e interagir com qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo, derrubando barreiras como distância, idioma e moeda.


Em 2003 a empresa Liden Lab tentou sem muito sucesso dar vida ao Metaverso com o lançamento do “Second Life”, e alguns fatores tecnológicos influenciaram para isso, como pouca maturidade para lidar com dados, velocidade das redes de internet, e a inexistência de uma economia digital para que as pessoas pudessem ganhar dinheiro nesse novo mundo.

Metaverso é um projeto coletivo que vai além de uma única empresa. Será criado por pessoas e empresas de todo o mundo e aberto a todos. Para se ter ideia da dimensão do que estamos falando, vou listar alguns gigantes da tecnologia que já investiram muito no metaverso:

·    Microsoft.

·    Meta (Facebook)

·    Google.

·    Nvidia.

·    Unity Software.

·    Shopify.

·    Roblox.

·    Qualcomm.


Hoje não é possível descrever com exatidão como o metaverso vai funcionar na prática, já que ele ainda não existe na forma que o fundador do Facebook/Meta o descreveu. O que se sabe é que levando em consideração o volume de investimento das big empresas globais nesse novo mundo e a expansão de tecnologias como Blockchain (criptomoedas e NFTs), 5G e Bigdata/IA, estamos chegando cada vez mais perto de realmente ver e viver uma nova revolução da comunicação através da internet.

Afinal, o que é Blockchain, criptomoedas e NFTs?


Blockchain é a tecnologia que permitiu a criação do bitcoin, a primeira criptomoeda do mundo. Essa tecnologia permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet de forma totalmente segura e distribuída para permitir que as pessoas façam transações financeiras de forma totalmente digital.


Já o NFT (non-fungible token ou token não-fungível) é uma tecnologia que serve como um autenticador de ativo e garante que ele é único dentro de uma oferta digital. Ele é usado para autenticar as transações de todos os itens dentro do metaverso, como por exemplo um terreno ou imóvel virtual, dando a certeza ao comprador de que ele é único.


O que é e como o 5G pode ajudar nisso tudo?


5G é a evolução da internet móvel atual, que irá oferecer mais velocidade para troca de pacotes de dados. A tecnologia permitirá a conexão de vários novos dispositivos à internet, viabilizando a implementação de IOT (Internet das Coisas) em larga escala. A rapidez da nova tecnologia vai deixar tudo interligado e acessível, permitindo a integração entre o mundo físico e o virtual através de alguns novos equipamentos interessantes como: Equipamentos de realidade virtual, Realidade aumentada e Smart Glasses.

E por que dados e governança são tão importantes para esse novo mundo?


Todas essas tecnologias que citamos serão grandes geradores de dados. E mais do que um diferencial, uma boa gestão de ciclo de vida de dados passa a ser um requisito para as empresas que querem permanecer relevantes no futuro. Nesse sentido, as inovações tecnológicas como plataformas de dados e inteligência artificial serão importantes aliadas de empresas para acompanhar e melhorar a experiência de seus clientes.


Utilizando de Inteligência Artificial (IA) e Big Data no metaverso, será possível antecipar cenários e monitorar o comportamento atual de pessoas permitindo as empresas saberem o que o cliente deseja antes de ele pedir ou ter que reclamar.


A IA possibilita que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e performem tarefas utilizando de redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sem dúvidas esse novo movimento do metaverso irá redefinir o como as pessoas enxergam as empresas e como elas deverão operar nessa nova realidade, revolucionando a interação humana. Muitas empresas já estão de olho nessas mudanças e buscando aprender à medida que elas avançam.


Conclusão

Esse conjunto de novas tecnologias irão revolucionar mais uma vez a forma como nos relacionamos com outras pessoas ou empresas.


Antecipar ações e planejar como sua empresa estará nesse futuro é importantíssimo, tomando como lição aprendida o período pandêmico que mostrou que muitas empresas ainda não estavam preparadas para a era digital, como delivery e e-commerce.

Em teoria, a lógica do metaverso é a mesma, quem não se adaptar e inovar, ficará mais uma vez para trás.

Bom, espero que tenha ajudado de alguma forma as pessoas a entenderem esse novo mundo e as oportunidades que ele pode nos trazer.


Gratidão!

738 leituras 263 Curtidas

Sobre o Autor

João Paulo Tavares da Silva

João Paulo Tavares da Silva

Head of Retails Products and Marketing @ Semantix

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

738 leituras 263 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com