.

Publicado em 5 de Junho de 2020

Compartilhar:

P&D e Inteligência Artificial: um grande salto para a humanidade

O impacto do lançamento da SpaceX e sua relação com P&D e IA

“Um grande salto para a humanidade” Parafraseando Neil Armstrong, esse último sábado (30 de maio) foi especial: o primeiro lançamento de foguete, desenvolvido por uma empresa privada, à estação espacial! E com a espaçonave, muita tecnologia além dos dois astronautas foi enviada a galáxia: desde materiais, inteligência artificial, automação, passando por procedimentos, design etc.

Para que todo e qualquer desenvolvimento dessa magnitude ocorra, é necessário: muita, mas muita pesquisa e desenvolvimento, dinheiro e acima de tudo vontade.

Para quem já teve a oportunidade de ler sobre o fundador da SpaceX, Tesla e SolarCity, Elon Musk, sabe o quanto ele é um exímio microgerenciador - dorme até em chão de fábrica em suas linhas de montagem - voraz investidor de P&D e acima de tudo, focado em eficiência.

Também pudera, o sr. Musk, tem como um de seus grandes objetivos de vida, levar o homem à Marte. E para que isso ocorra, de fato, ainda sobre seu legado é essencial correr em investimentos de pesquisa e desenvolvimento.

Para se ter uma ideia, para o lançamento do último sábado, a SpaceX realizou mais de 1.500 testes de pouso, com algoritmos de aprendizagem de máquina, até conquistar a façanha de realizar a aterrisagem de um foguete, de retorno, na Terra.

O tema P&D sempre foi um objeto de estímulo da I2AI - International Association of Artificial Intelligence, isso por ter a certeza que o caminho da liderança de inovação está diretamente ligado ao investimento neste setor. Em seu próximo evento, III Simpósio de Inteligência Artificial realizado em parceria com a USP, dedicará um painel para as pesquisas de fronteira sobre Inteligência Artificial, com a participação de professores: Junio Barrera (USP), Anderson Soares (UFG), Eduardo Fermê (Univ. de Madeira) e Fabio Gandour (COESA).


786 leituras 351 Curtidas

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

786 leituras 351 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com