.

Publicado em 8 de Agosto de 2022

Compartilhar:

IA Explica Por Que o "Galo virou Galinha"

Copa do Brasil 2022 - Flamengo 2 x 0 Atlético-MG

   IA Explica Por Que o "Galo virou Galinha"

Copa do Brasil 2022 - Flamengo 2 x 0 Atlético-MG



“Mal vindos, faltam 80 km para o inferno”. As faixas colocadas pela torcida rubro-negra se repetiam à medida que o ônibus com a delegação do Atlético Mineiro se aproximava do Rio de Janeiro. Prenúncio do espetáculo indescritível dentro do Maracanã. Lotado, nuvem de fumaça vermelha e preta, que atrasou o jogo em quase dez minutos, rojões estourando em todas as partes do estádio, o mosaico dando “bem-vindos ao inferno”, a massa em pé nas cadeiras avisando que o amor acaba e ainda torcedores no limite entre as duas torcidas, fazendo provocações.


Esse foi o tom do jogo no Maracanã que eliminou o Atlético na Copa do Brasil. A torcida atleticana fez uma grande festa nos dois jogos que antecederam esse, em Minas Gerais, onde venceu o Flamengo nas duas oportunidades. Sempre que o futebol ensinar lições de superação, de aprender a vencer e perder e as torcidas usarem a emoção para o bem, será lindo assistir e se envolver.

No campo, o Fator de Performance - FP-IA ou FP, Inteligência Artificial desenvolvida para o futebol, Flamengo teve 52% de performance, contra 48% do Atlético. Detalhes importantes fizeram a diferença no placar e sim, o Atlético tinha condições de mudar a história do jogo, mas pelo FP esse foi um jogo muito favorável ao Flamengo.


O fundamento mais importante, de acordo com o fator, é o chute a gol. Uma equipe de alta performance deve chutar ao menos 16 vezes por jogo. Tão importante quando chutar ao gol, é o chute ir ao gol. Aqui já temos a primeira importante explicação. O Flamengo chutou 20 vezes com 45% de assertividade, contra 7 do Atlético com 0% de assertividade. Chutar e não deixar chutar é uma excelente vantagem. Arrascaeta e Gabigol foi o que se destacou em chutes certos a gol, enquanto Hulk, Rodinei, Pedro e Everton Ribeiro foram os que mais erraram a direção.


Outro fundamento muito importante em times de alta performance e que auxiliam na obtenção de boas oportunidades de finalização, são os desarmes. No total, o Flamengo teve 50% mais sucesso que o Atlético. Trata-se de um fundamento de ataque contra um time posicionado para atacar e não para defender. Tendem a gerar melhores oportunidades de chutes livres. João Gomes, Filipe Luís e Rodinei foram os principais em desarmes pelo Flamengo, frustrando ações nas três frentes de entrada. E Mariano foi o principal do Atlético-MG.


Para que tudo isso ocorra, outros fundamentos importantes devem ocorrer, assim como dedicação e intensidade dentro de campo. Neste jogo, os jogadores que mais participaram com bola foram Rodinei, Arana, Everton Ribeiro, Mariano, Thiago Maia e Filipe Luís.

O Fator de Performance é o resultado da análise de dados de fundamentos ocorridos em centenas de jogos de futebol. Com algoritmos de “machine learning”, identificou-se padrões de combinação de fundamentos de equipes de alta performance. Sua aplicação ajuda a identificar oportunidades e problemas em equipes, jogadores e adversários. Pode ser utilizada por quem acredita em informação. Seus resultados são probabilísticos e não determinísticos, até porque, um bom chute muda tudo, mesmo que tenha poucas chances de ocorrer.


833 leituras 271 Curtidas

Sobre o Autor

Ricardo Villaça

Ricardo Villaça

Chief Artificial Intelligence Officer

Leia Também

833 leituras 271 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com