.

Publicado em 12 de Dezembro de 2022

Compartilhar:

Copa do Mundo da FIFA 2022 – Mais avaliações da IA

12/12/2022 - Análises dos jogos de ontem de acordo com a Inteligência Artificial

França: 2         

Inglaterra: 1    

           

França teve 37% de performance relativa a uma equipe atuando em performance máxima e Inglaterra teve 58%.

 

O artigo anterior dava 51% de chances de vitória para a Inglaterra. Pela IA, a intensidade da Inglaterra foi maior. Gols definem o vencedor, mas vale avaliar as possíveis detalhes e explicações para os resultados da partida.  

 

          

                       

Intensidade relativa no jogo:    

           

        França: 39%

        Inglaterra: 61%

           

Finalizações:    

           

        Regular número de finalizações no jogo, 21.

        França: teve regular número de finalizações. A taxa de direção ao gol foi de 63%, que é uma taxa excelente.

        Inglaterra: teve bom número de finalizações comparando a uma equipe atuando em performance máxima. A taxa de direção ao gol foi de 62%, que é uma taxa excelente.

        Quem mais finalizou certo: Inglaterra-Harry Kane, atacante, finalizando 4 vezes. Apesar de ter feito um gol, perdeu um pênalti faltando 10 minutos para o fim do jogo.

           

Desarmes:       

           

        França: neutralizou 7% das jogadas do adversário. Taxa abaixo da média.

        Inglaterra: neutralizou 13% das jogadas do adversário. Taxa acima da média.

           

        Inglaterra-Harry Maguire, zagueiro e Inglaterra-Jude Bellingham, meia foram os que mais desarmaram.

           

Passes:

           

        França: teve taxa boa. Usou 15% de passes longos como recursos.

        Inglaterra: teve taxa atuando em performance máxima. Usou 11% de passes longos como recursos.

        Inglaterra-Harry Maguire, zagueiro foi quem mais acertou passes.

           

O que manter: 

           

        França: taxa de finalizações certas

        Inglaterra: taxa de finalizações certas e taxa de desarmes

           

O que melhorar:          

           

        França: taxa de desarmes

        Inglaterra: quantidade de finalizações

           

Os incansáveis do jogo foram:  

           

        Inglaterra-Harry Maguire, zagueiro

        Inglaterra-John Stones, zagueiro

        Inglaterra-Declan Rice-VOL

           

As melhores performances:     

           

        Harry Maguire, zagueiro do Inglaterra

        John Stones, zagueiro do Inglaterra

        Kyle Walker, lateral do Inglaterra

           

Pior performance:       

           

        Kingsley Coman, atacante do França

        Mason Mount, meia do Inglaterra

 

 


 

Marrocos: 1    

Portugal: 0      

           

Marrocos teve 26% de performance relativa a uma equipe atuando em performance máxima e Portugal teve 65%.

 

Se das 4 probabilidades calculadas para as 4as de final, fosse necessário dar uma certeza de vitória, o artigo apontaria Portugal vencendo Marrocos. O mesmo teria ocorrido entre Espanha e Marrocos nas oitavas. Vale avaliar a seguir, se há algum padrão de jogo explicado pela IA sobre as vitórias de Marrocos.


    

                       

Intensidade relativa no jogo:    

           

        Marrocos: 28%

        Portugal: 72%

           

Finalizações:    

           

        Regular número de finalizações no jogo, 20.

        Marrocos: teve bom número de finalizações comparando a uma equipe atuando em performance máxima. A taxa de direção ao gol foi de 40%, que é regular

        Portugal: teve bom número de finalizações comparando a uma equipe atuando em performance máxima. A taxa de direção ao gol foi de 40%, que é regular

        Quem mais finalizou certo: Portugal-João Félix, atacante, finalizando 2 vezes.

 

        Interessante observar que um time com bem menor intensidade de jogo, teve semelhante número de finalizações, tendo ainda igual taxa de finalizações certas. Este é um ponto de equilíbrio interessante.

           

Desarmes:       

           

        Marrocos: neutralizou 7% das jogadas do adversário. Taxa abaixo da média.

        Portugal: neutralizou 24% das jogadas do adversário. Taxa acima da média.

           

        Marrocos-Jawad El Yamiq, zagueiro e Marrocos-Achraf Hakimi, lateral foram os que mais desarmaram.

 

        A taxa de desarmes de Portugal é muito acima da média.

           

Passes:

           

        Marrocos: precisa evoluir. Os erros nos passes podem significar uma derrota. Usou 19% de passes longos como recursos.

        Portugal: teve taxa boa. Usou 11% de passes longos como recursos.

        Portugal-Ruben Dias, zagueiro foi quem mais acertou passes.

 

        Marrocos possuiu taxa acima da média em passes longos, o que denota um jogo corrido e explica, em parte, a alta taxa de perda de bolas e talvez o alto número de finalizações.

           

O que manter: 

           

        Marrocos: taxa de finalizações certas

        Portugal: taxa de desarmes e taxa de finalizações certas

           

O que melhorar:          

           

        Marrocos: taxa de desarmes

        Portugal: quantidade de finalizações

           

Os incansáveis do jogo foram:  

           

        Portugal-Ruben Dias, zagueiro

        Portugal-Pepe, zagueiro

        Portugal-Bernardo Silva, meia

           

As melhores performances:     

           

        Ruben Dias, zagueiro do Portugal

        Pepe, zagueiro do Portugal

        Bernardo Silva, meia do Portugal

           

Pior performance:       

           

        Gonzalo Ramos, atacante do Portugal

        João Félix, atacante do Portugal

 

 

A Inteligência Artificial não entende de futebol, mas revela padrões e detalhes importantes para profissionais, especialistas e executivos que desejam identificar pontos chave de melhora consistente nos seus negócios.

 

Uma das grandes vantagens da IA é a capacidade de análise em profundidade em tempo real, mantendo o negócio em questão com alto nível de dinamismo.

 

(*) FIF-AI: Fator de Intensidade de Futebol, desenvolvido com aplicação de IA - Inteligência Artificial aplicada a dados de futebol gerados a partir de jogos de alta performance e atualizado com técnicas de aprendizado contínuo.

 


389 leituras 152 Curtidas

Sobre o Autor

Ricardo Villaça

Ricardo Villaça

Chief Artificial Intelligence Officer

Leia Também

389 leituras 152 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com