.

Publicado em 17 de Dezembro de 2022

Compartilhar:

Copa do Mundo da FIFA 2022 – Catar Intensidade do jogos

Quartas, semifinais e final

Gritar gol mais vezes é o que ganha jogo e futebol não é uma ciência exata porque depende de uma série de pessoas, ações e reações durante toda a partida. Por trás de um jogo, super especialistas em suas funções e habilidades dentro e fora de campo tentando superar a si e aos adversários, individualmente e no coletivo.

 

De qualquer forma, ser mais efetivo errando menos, não dá garantias, mas aumenta as chances de vitórias. O FIF-AI traçou gráficos de intensidade, de acordo com seus critérios, das equipes fase a fase. Ser mais consistente ganha jogo? E ser mais previsível? Essa resposta é para os especialistas.

 

 

Observe que há um pico de intensidade da Argentina, seguido de uma queda causada pelo 2o tempo do jogo com a Holanda. O Brasil começa a aumentar de intensidade e Marrocos, com seu jogo fortemente defensivo, tem baixa intensidade, apesar da efetividade em quantidade e taxa de finalizações certas.

 

 

O mesmo gráfico, agora somente com os que passaram para as semifinais. A Croácia tem variação de padrão de jogo?


 


Por fim, as equipes que estão na final. Vale observar a queda de intensidade da França e a diferença de intensidade entre Argentina e França a partir do 3o jogo. No último e decisivo jogo a intensidade de cada uma estará em campo, mas o que vai decidir, como sempre, será o que gritar mais gols. Pelo FIF-AI, será a Argentina. E para você?

 

 


 

A Inteligência Artificial não entende de futebol, mas revela padrões e detalhes importantes para profissionais, especialistas e executivos que desejam identificar pontos chave de melhora consistente nos seus negócios.

 

Uma das grandes vantagens da IA é a capacidade de análise em profundidade em tempo real, mantendo o negócio em questão com alto nível de dinamismo.

 

(*) FIF-AI: Fator de Intensidade de Futebol, desenvolvido com aplicação de IA - Inteligência Artificial aplicada a dados de futebol gerados a partir de jogos de alta performance e atualizado com técnicas de aprendizado contínuo.

618 leituras 223 Curtidas

Sobre o Autor

Ricardo Villaça

Ricardo Villaça

Chief Artificial Intelligence Officer

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

618 leituras 223 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com