A Inteligência Artificial no segmento do varejo

Atualizado: Jun 12

Por Fabiola Pugliezi


Inteligência Artificial é a tecnologia que tem sido protagonista na transformação digital desta era, revolucionando diversos setores da economia.

No Varejo, setor onde o aumento da receita e a redução das despesas é um desafio constante, já apresentam diferenciação entre quem tem aplicado I.A. em sua estratégia de negócio e quem ainda não. Especialmente diante do cenário econômico atual, é significativa a contribuição dessas aplicações em diferentes áreas do negócio. Destaco algumas:


  • a velocidade no processamento dos dados e a aplicação de machine learning contribui para a tomada de decisões com agilidade e assertividade mesmo sob risco e incertezas do mercado.

  • Através de algoritmos, é possível entender a popularidade dos produtos, o padrão de venda, as preferências dos consumidores por loja e quais concorrentes são mais visitados. Garante que a previsão de vendas fique cada vez mais assertiva e o nível de estoque mais adequado.

  • Em um mercado altamente competitivo, se diferencia quem observa e conhece o comportamento do consumidor. Através da Inteligência Artificial, é possível garantir um atendimento cada vez mais personalizado, inteligente e no momento certo. É possível, por exemplo, fazer uma análise de emoções do cliente e até prever suas necessidades, tornando este relacionamento cada vez mais assertivo nas recomendações de cross selling e up selling.

  • A detalhada análise de dados não estruturados ajudará a encontrar padrões no seu negócio, gerando novos insights, identificando tendências do mercado e fundamentando a tomada de decisões.


No III Simpósio de Inteligência Artificial, evento realizado pela I2AI em parceria com a USP, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho, alguns casos de I.A. no Varejo serão apresentados e poderemos conhecer com mais detalhes a estratégia disruptiva da AMARO, a varejista de moda que inovou em seu modelo de negócio misturando e-commerce com guide shops que funcionam como outdoors da marca. Também foi a primeira marca de moda brasileira a testar o Instagram Shopping e recentemente anunciou mais um insight: decidiu abrir seu e-commerce para outras marcas, o objetivo é ajudar empresas menores a vender online durante a crise causada pelo novo coronavírus.


Assim como, o uso de Chatbots pela Leroy Merlin, desenvolvido para otimizar e dar agilidade no atendimento a clientes internos e externos deste grande varejista, caso da PROA Tecnologia Criativa que estará presente no evento.

Ou ainda, conhecer soluções de Startups que estão entregando ferramentas de diferenciação para varejistas, como a SmartHint e outras.

O momento atual nos forçou a inovar e se destacar em meio a um universo completamente digital. Qual é o comportamento digital dos consumidores agora? Eles também mudaram neste período de pandemia. Muitos passaram a conhecer novas maneiras de comprar, novos produtos surgiram diante de seus olhos e outras necessidades fazem parte do dia a dia agora.

Temos então todos os motivos para conhecer a Inteligência Artificial, como ela já se faz ativa em nosso cotidiano e precisa ser aplicada ao seu negócio.

Apresentamos aqui apenas algumas contribuições pois você conhecerá estes e outros cases de sucesso no III Simpósio de Inteligência Artificial. Nosso objetivo é te encorajar, transformar seu mindset e te auxiliar a aplicar a tecnologia em seu negócio.

Aproveite esta oportunidade de conhecimento, faça sua inscrição gratuitamente no link: https://www.simposio-ia.com.br/.

289 visualizações
LINKS
CONTATO

contato@i2ai.com.br

Avenida Angélica, 2118. CJ 94
01228-200

São Paulo - SP 

SIGA A I2AI
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

© 2020 - I2AI - International Association of Artificial Intelligence

contato@i2ai.com.br
Avenida Angélica, 2118. CJ 94. CEP 01228-200 - São Paulo - SP

CNPJ: 33.270.289/0001-18

Termos e Condições
A associação em todos os seus modelos é renovada a cada doze meses.  A pessoa física ou jurídica receberá a confirmação da sua associação em 24 horas úteis.

Política de Privacidade
Seus dados serão utilizados para o envio de comunicados e ofertas personalizadas da I2AI.

Política de Reembolso
Em caso de associação através da plataforma de pagamentos deste site, o Associado poderá desistir deste instrumento no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data de adesão do Associado a I2AI Brasil. Caso esse direito de arrependimento seja exercido pelo Associado, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos integralmente em até 7 dias úteis da solicitação.​​

O pedido de reembolso pode ser feito diretamente ao e-mail contato@i2ai.com.br contendo os dados utilizados no momento da associação.