Criando uma aplicação de monitoramento cardíaco com IoT, IA e Realidade Aumentada

Por Rodrigo de Lima Oliveira


Os benefícios que a tecnologia traz para área da saúde e medicina vem conquistando cada vez mais atenção de pesquisadores, profissionais da área, empreendedores e até mesmo das autoridades políticas. O cenário inesperado de pandemia mostrou o quanto precisamos acelerar e apoiar as iniciativas na área.

Em uma de minhas pesquisas, me deparei com dados alarmantes sobre o índice de morte por doenças cardíacas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos. Pensando nisso, iniciei uma busca de soluções a partir da Inteligência Artificial, com o intuito de auxiliar e evitar doenças cardíacas graves. Encontrei muita tecnologia de ponta que se propõe a mitigar esse problema de saúde, além de muitas e muitas pesquisas que se debruçam sobre o assunto.



Mas, por que não aproveitar o conhecimento que adquiri em três grandes áreas da tecnologia (IoT - Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada) e construir um

sistema inteligente capaz de coletar sinais ECG em tempo real e fornecer um diagnóstico precoce de arritmia cardíaca?







De acordo com o relatório da Grand View Research, a IoT no setor de saúde deve atingir U$409,9 bilhões até 2022.


O mundo vive de ideias, sejam novas ou não, se o objetivo é ajudar pessoas, vale a pena!

Então usando IoT, um sensor de pulso para coletar os sinais ECG e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina foi possível analisar todos esses dados e identificar arritmia cardíaca com um certo grau de precisão. O foco deste projeto foi analisar a onda QRS do sinal de ECG e interpretar se é um sinal normal ou há alguma anormalidade. Uma arritmia cardíaca é um problema com a frequência ou ritmo dos batimentos cardíacos.

Atualmente, a análise do ECG é amplamente utilizada para o diagnóstico de muitas doenças cardíacas. Além disso, a análise automatizada desses sinais biomédicos registrados auxilia os médicos em seu trabalho diário e permite o desenvolvimento de sistemas de alerta.


Pensando nisso, adicionei ao projeto um modo de visualização em tempo real através de Realidade Aumentada, possibilitando observar a frequência cardíaca da pessoa junto com um sinal de alerta.



Esta aplicação permite o monitoramento contínuo de sinais biomédicos e não ficará restrito apenas ao ambiente hospitalar ou doméstico, com a ajuda da Internet, podemos acompanhar esses dados online, pela Internet, a qualquer momento e de qualquer lugar.


Como reflexão, quero mostrar neste artigo, as inúmeras possibilidades que temos

atualmente com tecnologias como IoT, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, potencializando ainda mais se as unirmos. Esta aplicação eu desenvolvi em minha

casa, em aproximadamente 3 meses, nos tempos livres e em condições bastante limitadas. Usando muito mais a criatividade e o anseio de encontrar soluções do que tecnologias complexas e acessórios caríssimos. Agora, imagine uma empresa trabalhando em soluções desse tipo? Certamente o maior beneficiário será a nossa sociedade.


Também trago a preocupação com o nível das nossas escolas, especialmente públicas. Para deixarmos um legado de avanço tecnológico, precisamos muito mais de boa vontade do que necessariamente altíssimos investimentos.


Encorajo vocês a continuarem na busca de conhecimento, este sim, juntamente com a criatividade e boa vontade, fará diferença nesta e nas próximas gerações.


No próximo dia 05 de agosto a I2AI promove o Summit I2AI de Inteligência Artificial para a saúde. Um evento gratuito e online com profissionais do setor. Inscreva-se agora clicando na imagem



Aproveite também para tornar-se um associado I2AI. Além das vantagens e benefícios, você pode participar do comitê de saúde que discute e desenvolve projetos na área com base em IA. Clique aqui e faça sua associação.

0 visualização
LINKS
CONTATO

contato@i2ai.com.br

Avenida Angélica, 2118. CJ 94
01228-200

São Paulo - SP 

SIGA A I2AI
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

© 2020 - I2AI - International Association of Artificial Intelligence

contato@i2ai.com.br
Avenida Angélica, 2118. CJ 94. CEP 01228-200 - São Paulo - SP

CNPJ: 33.270.289/0001-18

Termos e Condições
A associação em todos os seus modelos é renovada a cada doze meses.  A pessoa física ou jurídica receberá a confirmação da sua associação em 24 horas úteis.

Política de Privacidade
Seus dados serão utilizados para o envio de comunicados e ofertas personalizadas da I2AI.

Política de Reembolso
Em caso de associação através da plataforma de pagamentos deste site, o Associado poderá desistir deste instrumento no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data de adesão do Associado a I2AI Brasil. Caso esse direito de arrependimento seja exercido pelo Associado, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos integralmente em até 7 dias úteis da solicitação.​​

O pedido de reembolso pode ser feito diretamente ao e-mail contato@i2ai.com.br contendo os dados utilizados no momento da associação.