Inteligência Artificial impactando na experiência de compra do cliente

Por Rodrigo Figueiredo


A inteligência artificial(IA) é um conjunto de tecnologias em desenvolvimento que promete grandes transformações para o varejo, online ou físico. A IA pode ser de extrema importância na melhora da experiência de consumo dos seus clientes (Customer Experience).


A tecnologia focada no consumidor ajuda empresas de diferentes áreas a entender e prever os hábitos de consumo e as expectativas do cliente.


A inovação tecnológica já tem mudado os nossos hábitos de vida. Um exemplo claro é a nossa dependência em relação aos smartphones, dificilmente encontramos pessoas sem celulares em mão conectados à internet*.


Com o aumento no uso de smartphones aumentou-se a quantidade de transações e de dados armazenados. Essa massiva quantidade de dados são chave para o bom uso da IA. Algoritimos de “Machine Learning” uma das tecnologias de IA, processam esses dados e aprendem os padrões contidos na distribuição deles, conseguindo produzir novas correlações sozinhas. Na prática a Inteligência Artificial trás diversas alterações em nossa experiência de compra.


Quem já foi impactado por propagandas na internet de alguma coisa que queria comprar, mas nunca tinha pesquisado sobre este produto? Sim, você e milhares de outras pessoas. isto é um exemplo do uso de Inteligência Artificial melhorando a experiência de compra no nosso dia a dia.


Não faz sentido oferecer cerveja para alguém que não bebe bebidas alcoólicas. É a partir dos dados que a máquina entende os hábitos de compra e começa a oferecer somente aquilo que a pessoa tem interesse em comprar.

Ok, já entendemos como isso funciona no com compras virtuais e e-commerces. Mas como isso funciona nas lojas físicas, onde eu entro na loja, pego o produto e

sigo direto pro caixa?


Uma maneira muito utilizada de coleta, armazenagem e processamento de dados são os sistemas de CRM - Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nas estratégias de coleta de dados no mundo físico inclui-se os clubes de fidelidade, onde o varejo entrega vantagens como descontos, cashback,

pontos entre outros benefícios, e em troca, nós consumidores, nos identificamos para o varejo no checkout, geralmente usando o CPF.


Pronto, agora tudo funciona como no mundo online? O varejo sabe quem eu sou, o que eu gosto de comprar, e vai me oferecer somente produtos que eu tenho interesse? Nem sempre.

Ainda hoje são poucos os CRM’s ou ferramentas de fidelização que têm algoritimos mais sofisticados de inteligência artificial embarcados. A maioria trabalha com análises mais simples de dados, como a criações de clusters (grupos de pessoas) e oferecem os produtos conforme o perfil destes grupos. Com algoritmos e arquiteturas mais sofisticadas de IA é possível automatizar esse processo e personalizar a experiência de seus clientes ainda mais.


Não é bem melhor receber promoções personalizadas com produtos que realmente você quer comprar do que receber promoções genéricas que não vão te interessar? Então comece agradecer a IA que vem melhorando cada vez mais sua experiência de consumo.


*Fonte: https://www.pagbrasil.com/pt-br/insights/relatorio-digital-in-2019-brasil/

220 visualizações
LINKS
CONTATO

contato@i2ai.com.br

Avenida Angélica, 2118. CJ 94
01228-200

São Paulo - SP 

SIGA A I2AI
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

© 2020 - I2AI - International Association of Artificial Intelligence

contato@i2ai.com.br
Avenida Angélica, 2118. CJ 94. CEP 01228-200 - São Paulo - SP

CNPJ: 33.270.289/0001-18

Termos e Condições
A associação em todos os seus modelos é renovada a cada doze meses.  A pessoa física ou jurídica receberá a confirmação da sua associação em 24 horas úteis.

Política de Privacidade
Seus dados serão utilizados para o envio de comunicados e ofertas personalizadas da I2AI.

Política de Reembolso
Em caso de associação através da plataforma de pagamentos deste site, o Associado poderá desistir deste instrumento no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data de adesão do Associado a I2AI Brasil. Caso esse direito de arrependimento seja exercido pelo Associado, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos integralmente em até 7 dias úteis da solicitação.​​

O pedido de reembolso pode ser feito diretamente ao e-mail contato@i2ai.com.br contendo os dados utilizados no momento da associação.