Um futuro cada vez mais próximo

Por Andressa Del Rey

Imagine acordar numa manhã de segunda-feira, com seu despertador tocando as 6:45, horário calculado para te dar mais 15 minutos na cama, sugerido pela análise da qualidade de seu sono realizada pelo seu telefone. Ao se levantar, sua assistente virtual acende a luz de seu banheiro e começa a tocar sua playlist matinal para acompanhar o seu banho.

Saindo do banho, a assistente virtual fala sua agenda do dia, e sugere três opções de roupas de seu armário que ajudaria a impressionar nas reuniões agendada para o seu longo dia!

Ao terminar de se vestir, você escuta sua máquina de café ligar e iniciar o preparo, junto com o som da torradeira em sua cozinha. Abre a geladeira, pega o ultimo iogurte que havia e coloca em sua bolsa, no mesmo instante recebe uma mensagem em seu celular para aprovar o pedido de reposição dos iogurtes, feito pela geladeira no seu supermercado online.

Certo, o cenário acima não reflete bem a sua manhã atual, mas posso lhe dizer que não está longe de se concretizar, já que as tecnologias citadas não só já existem, como poderiam funcionar com até mais personalizações do que as descritas.

Talvez você não tenha reparado como a Inteligencia Artificial já mudou alguns de nossos comportamentos, expectativas e relacionamentos, e a transição foi tão natural que muitas vezes nem lembramos como era antes. Por exemplo, houve uma época em que eu perdia bastante tempo baixando músicas e montando playlists, coisa que hoje não faz mais sentido, já que o algoritmo do Spotify e sua aprendizagem combina meu gosto eclético e as novidades da música perfeitamente para me oferecer playlists muito melhores do que eu poderia fazer. Ou a facilidade que o Google Translator oferece em traduzir tudo, inclusive idiomas como hebraico, japonês e outros alfabetos diferentes, com a funcionalidade de reconhecimento de imagem.

Assim como, as lojas online que utilizam inteligência artificial, tornam-se os melhores vendedores que já interagi, pois eles realmente acabam conhecendo meu estilo, e suas sugestões, ofertas e onipresença, são assertivos e persuasivos. Foi mais de uma vez que me surpreendi com anúncios nas minhas redes sociais de produtos que eu realmente precisava naquele momento, muitas vezes, sem mesmo eu saber da existência do produto.

As possibilidades previstas pelo avanço da inteligência artificial impressiona. Nos Estados Unidos acredita-se que em 2020, 85% dos consumidores irão realizar suas interações com as marcar sem falar com nenhum ser humano. Avanços da robótica, computação cognitiva e aprendizagem de máquina já desenham um futuro de carros autônomos, casas integradas, cidades inteligentes e muita eficiência, customização e melhores serviços. Tudo isso me desafia a aprender e usar minha criatividade para explorar o melhor desta tecnologia.

0 visualização
LINKS
CONTATO

contato@i2ai.com.br

Avenida Angélica, 2118. CJ 94
01228-200

São Paulo - SP 

SIGA A I2AI
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

© 2020 - I2AI - International Association of Artificial Intelligence

contato@i2ai.com.br
Avenida Angélica, 2118. CJ 94. CEP 01228-200 - São Paulo - SP

CNPJ: 33.270.289/0001-18

Termos e Condições
A associação em todos os seus modelos é renovada a cada doze meses.  A pessoa física ou jurídica receberá a confirmação da sua associação em 24 horas úteis.

Política de Privacidade
Seus dados serão utilizados para o envio de comunicados e ofertas personalizadas da I2AI.

Política de Reembolso
Em caso de associação através da plataforma de pagamentos deste site, o Associado poderá desistir deste instrumento no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data de adesão do Associado a I2AI Brasil. Caso esse direito de arrependimento seja exercido pelo Associado, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos integralmente em até 7 dias úteis da solicitação.​​

O pedido de reembolso pode ser feito diretamente ao e-mail contato@i2ai.com.br contendo os dados utilizados no momento da associação.