Usando Inteligência Artificial para um mundo melhor

No próximo dia 18/06, Marco Lauria participará do III Simpósio de IA realizado pela I2AI em parceria com a ECA-USP. Neste artigo, Lauria traz algumas reflexões que serão abordadas durante sua palestra:


Nas últimas décadas, experimentamos um crescimento exponencial das tecnologias, porém, estamos tão acostumados a elas que não nos damos conta dos seus efeitos. A tecnologia é nossa aliada ou inimiga? Nos ajuda a ter uma vida melhor ou cria ainda mais dificuldades? Ajuda a melhorar nossa qualidade de vida ou acentua ainda mais as desigualdades?

No fim do século 18, tivemos um grande avanço tecnológico impulsionado pelas máquinas a vapor e logo depois pela eletricidade e motores a combustão. Neste primeiro momento, as máquinas substituíram o trabalho mecânico realizado pelos homens e animais. A industrialização trouxe mudanças profundas iniciando um processo de migração das pessoas do campo para a cidade. Os países pioneiros no uso destas tecnologias conseguiram aumentar muito a produtividade e experimentaram uma melhora nas condições de vida.

Na década de 70, iniciamos uma nova revolução impulsionada desta vez pelo advento dos computadores e avanços nas comunicações, telefonia, internet e mais recentemente com a Internet das coisas, smartphones, uso avançado de algoritmos e Inteligência Artificial. Diferentemente da revolução anterior, esta não foca no trabalho braçal e sim no intelectual.

Quais as consequências para os países que lideraram o uso destas tecnologias? Que impactos elas trouxeram na produtividade, bem-estar e qualidade de vida? Podemos quantificar estes impactos? Quais as implicações destas mudanças para os países que ficaram ou estão ficando para trás?

O que esperar para o futuro? Em que áreas devemos experimentar os maiores benefícios destas tecnologias? Quais os impactos no trabalho das pessoas, na saúde, na alimentação e na sustentabilidade? A tecnologia pode nos ajudar a reduzir os impactos que causamos ao planeta ou vai acelerar ainda mais o aquecimento global? Vai aumentar as possibilidades humanas ou reduzir as oportunidades de emprego? Vai reduzir as desigualdades ou criar uma separação ainda maior entre as classes sociais?

A palestra, Usando Inteligência Artificial para um mundo melhor, vai trazer dados que nos ajudam a compreender o que aconteceu no passado e com isso prever cenários possíveis para o futuro. Vai mostrar que áreas podem se beneficiar mais com o uso da tecnologia e as transformações que ela irá promover em nosso cotidiano, trabalho e relacionamentos. Desta forma, tentar responder se a tecnologia será nossa aliada ou inimiga nesta jornada.


O III Simpósio de Inteligência Artificial é um evento gratuito e aberto a todos. Em 2020 será realizado online com palestras e debates de profissionais de diversas áreas compartilhando conhecimento sobre IA . Confira a agenda completa e faça sua inscrição através do site: https://www.simposio-ia.com.br/




0 visualização
LINKS
CONTATO

contato@i2ai.com.br

Avenida Angélica, 2118. CJ 94
01228-200

São Paulo - SP 

SIGA A I2AI
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

© 2020 - I2AI - International Association of Artificial Intelligence

contato@i2ai.com.br
Avenida Angélica, 2118. CJ 94. CEP 01228-200 - São Paulo - SP

CNPJ: 33.270.289/0001-18

Termos e Condições
A associação em todos os seus modelos é renovada a cada doze meses.  A pessoa física ou jurídica receberá a confirmação da sua associação em 24 horas úteis.

Política de Privacidade
Seus dados serão utilizados para o envio de comunicados e ofertas personalizadas da I2AI.

Política de Reembolso
Em caso de associação através da plataforma de pagamentos deste site, o Associado poderá desistir deste instrumento no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data de adesão do Associado a I2AI Brasil. Caso esse direito de arrependimento seja exercido pelo Associado, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos integralmente em até 7 dias úteis da solicitação.​​

O pedido de reembolso pode ser feito diretamente ao e-mail contato@i2ai.com.br contendo os dados utilizados no momento da associação.