.

Publicado em 16 de Junho de 2019

Compartilhar:

Melhor, maior, mais bonito e com Inteligência Artificial

Recursos de inteligência artificial em produtos e serviços já são diferenciais destcadas em campanhas publicitárias

O termo “features” no marketing e na publicidade é utilizado para destacar diferenciais e características no objetivo de convencer o consumidor que determinado produto é melhor que o concorrente: a câmera dupla que faz selfies incríveis, as partículas no sabão em pó que deixam o branco mais branco, o amortecedor do tênis que te ajuda a correr sem se lesionar. Este tipo de destaque existe desde o início das campanhas publicitárias e é utilizado de maneira mais ou menos sutil de acordo com a marca, segmento etc. Recentemente os mais atentos perceberam que nada mais, nada menos, que a Inteligência Artificial se tornou feature exibido dezenas de vezes ao dia em comerciais de televisão aberta para duas marcas tradicionais no Brasil: a Volkswagen e o Bradesco.


A peça de lançamento do SUV Tiguan Allspace logo em seu início mostra a clássica cena da família viajando no seu no VW e o destaque: “Manual Cognitivo com Inteligência Artificial”. Este projeto de manual da montadora permite que o proprietário utilize a voz para fazer perguntas a um aplicativo no celular para tirar dúvidas sobre o funcionamento e manutenção do carro. O antigo e pesado manual de instruções que ficava jogado no porta-luvas do carro está sendo discretamente abandonado. O leitor do blog pode até alegar que esta inovação está presente em um produto de mais de R$120.000, mas na verdade o Manual Cognitivo já havia sido lançado no sedã médio Virtus da mesma montadora.


Mas se você ainda acha que a Inteligência Artificial ainda é algo restrito para poucos endinheirados, a nova campanha do Bradesco chega para dizer a todos que realmente os tempos mudaram. Com grande veiculação na mídia o banco apresenta a BIA, um sistema desenvolvido para esclarecer dúvidas e realizar transações de seus milhões de clientes, também utilizando um aplicativo onde perguntas e solicitações feitas por voz agilizam o dia-a-dia do correntista. O sistema é apresentado aos clientes de maneira bem simples e ainda ensinando um conceito básico dessa revolução proporcionada pela computação cognitiva: “BIA é a Inteligência Artificial do Bradesco. Ela ainda não sabe tudo. Mas, a cada pergunta, ela aprende com você”. Assim como a Volkswagen, o Bradesco também utiliza o Watson (a plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios) como parceiro no desenvolvimento dessas soluções.


Inteligência Artificial como feature será cada vez mais comum em diversos comerciais que você assiste na tradicional televisão, mas aos poucos não será mais necessário utilizar o termo de maneira tão direta, estando presente em soluções que a mesma tecnologia proporciona. Falando em televisão, com certeza você já parou para pensar como o Netflix é bom em te recomendar filmes e séries. Será que ele também aprende com você assim como a BIA?


Um abraço e até a próxima.

728 leituras 297 Curtidas

Sobre o Autor

Leia Também

728 leituras 297 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com