.

Publicado em 11 de Junho de 2020

Compartilhar:

A Inteligência Artificial no segmento do varejo

O uso de IA por um setor tradicionalmente offline, é a peça-chave para a transformação digital no varejo

Inteligência Artificial é a tecnologia que tem sido protagonista na transformação digital desta era, revolucionando diversos setores da economia. 


No Varejo, setor onde o aumento da receita e a redução das despesas é um desafio constante, já apresentam diferenciação entre quem tem aplicado I.A. em sua estratégia de negócio e quem ainda não. Especialmente diante do cenário econômico atual, é significativa a contribuição dessas aplicações em diferentes áreas do negócio. Destaco algumas: 


 - a velocidade no processamento dos dados e a aplicação de machine learning contribui para a tomada de decisões com agilidade e assertividade mesmo sob risco e incertezas do mercado. 


 - Através de algoritmos, é possível entender a popularidade dos produtos, o padrão de venda, as preferências dos consumidores por loja e quais concorrentes são mais visitados. Garante que a previsão de vendas fique cada vez mais assertiva e o nível de estoque mais adequado. 


- Em um mercado altamente competitivo, se diferencia quem observa e conhece o comportamento do consumidor. Através da Inteligência Artificial, é possível garantir um atendimento cada vez mais personalizado, inteligente e no momento certo. É possível, por exemplo, fazer uma análise de emoções do cliente e até prever suas necessidades, tornando este relacionamento cada vez mais assertivo nas recomendações de cross selling e up selling.


- A detalhada análise de dados não estruturados ajudará a encontrar padrões no seu negócio, gerando novos insights, identificando tendências do mercado e fundamentando a tomada de decisões. 


No III Simpósio de Inteligência Artificial, evento realizado pela I2AI em parceria com a USP, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho, alguns casos de I.A. no Varejo serão apresentados e poderemos conhecer com mais detalhes a estratégia disruptiva da AMARO, a varejista de moda que inovou em seu modelo de negócio misturando e-commerce com guide shops que funcionam como outdoors da marca. Também foi a primeira marca de moda brasileira a testar o Instagram Shopping e recentemente anunciou mais um insight: decidiu abrir seu e-commerce para outras marcas, o objetivo é ajudar empresas menores a vender online durante a crise causada pelo novo coronavírus. 


Assim como, o uso de Chatbots pela Leroy Merlin, desenvolvido para otimizar e dar agilidade no atendimento a clientes internos e externos deste grande varejista, caso da PROA Tecnologia Criativa que estará presente no evento. 


Ou ainda, conhecer soluções de Startups que estão entregando ferramentas de diferenciação para varejistas, como a SmartHint e outras. 


O momento atual nos forçou a inovar e se destacar em meio a um universo completamente digital. Qual é o comportamento digital dos consumidores agora? Eles também mudaram neste período de pandemia. Muitos passaram a conhecer novas maneiras de comprar, novos produtos surgiram diante de seus olhos e outras necessidades fazem parte do dia a dia agora.


Temos então todos os motivos para conhecer a Inteligência Artificial, como ela já se faz ativa em nosso cotidiano e precisa ser aplicada ao seu negócio.


 Apresentamos aqui apenas algumas contribuições pois você conhecerá estes e outros cases de sucesso no III Simpósio de Inteligência Artificial. Nosso objetivo é te encorajar, transformar seu mindset e te auxiliar a aplicar a tecnologia em seu negócio. 

778 leituras 298 Curtidas

Sobre o Autor

Fabiola Aparecida Vizentim

Fabiola Aparecida Vizentim

Bibliotecária Especialista em Dados e Conhecimento

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo. Cursou Inteligência Competitiva para Resultados na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Membro técnico do grupo de pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital da Universidade de São Paulo. Administra o grupo IA Biblio BR criado no LinkedIn que possui como objetivo compartilhar eventos, estudos, vagas, matérias e notícias relacionados ao tema Biblioteconomia e Inteligência Artificial. Experiência profissional em dados, informação, conteúdo e gestão do conhecimento para negócios e tecnologia. Carreira consolidada em empresas de pequeno, médio e grande porte. Foco de estudo: Ciência da Informação, Web Semântica, Representação de Conhecimento, Recuperação da Informação, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Gestão de Dados, Metadados e Enriquecimento de Dados.

Leia Também

778 leituras 298 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com