.

Publicado em 10 de Junho de 2021

Compartilhar:

Semantix e Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolvem solução que acelera diagnóstico de COVID-19

Projeto que utiliza inteligência artificial conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Semantix e Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolvem solução que acelera diagnóstico de COVID-19



Projeto que utiliza inteligência artificial conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


A Semantix, especialista nacional em soluções de Big Data, inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), desenvolveu, em parceria com o Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e financiamento da FINEP-MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), uma ferramenta para suporte ao diagnóstico de COVID-19 com o uso de inteligência artificial, de maneira mais assertiva e rápida, por meio de indícios que sugerem infecções pulmonares nas imagens de tomografia de tórax dos pacientes.

A tomografia computadorizada (TC) é uma alternativa certificada ao exame PCR (abreviação para polimerase chain reaction, em português, reação em cadeia da polimerase) para diagnóstico da COVID-19, sendo que o PCR pode levar até três dias para indicar a presença do coronavírus. No cenário de alta ocupação de unidades de terapia intensiva e leitos hospitalares, a utilização de TC com algoritmos de inteligência artificial pode acelerar na triagem de pacientes e, consequentemente, na otimização de recursos, incluindo os próprios radiologistas.

A identificação se dá pelo diagnóstico das imagens por inteligência artificial treinada a partir do conhecimento de uma equipe médica e de especialistas em radiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A solução é capaz de apontar se a infecção é causada pela COVID-19, ou outras contaminações virais ou bacterianas

Com a tecnologia também é possível medir a evolução do grau de acometimento pulmonar, trazendo maior precisão e facilitando o encaminhamento para o tratamento mais adequado em cada caso. Atualmente esse percentual é calculado pela saturação de oxigênio no sangue e alterações na ausculta do pulmão, método que pode ser impreciso.

“A solução surgiu para auxiliar o país na luta contra o coronavírus e salvar vidas. Estamos disseminando para outros hospitais, em regiões carentes de recursos, a união entre o conhecimento dos especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com a nossa inteligência artificial e a plataforma de dados em nuvem, a Semantix Data Platform (SDP)”, explica Leonardo Santos, CEO da Semantix.

“Basta o acesso à internet, um equipamento de tomografia e um técnico de operação do exame, pois nossos algoritmos fazem toda a análise”, complementa Rodolfo Uchida, gerente de ciência de dados da Semantix e líder da iniciativa.

O Diretor Executivo de Inovação, Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Kenneth Almeida, explica que o uso da Inteligência Artificial aplicada ao diagnóstico é uma das estratégias adotadas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do seu Centro de Inovação e Educação em Saúde. “A rapidez e precisão desse tipo de ferramenta promove o melhor cuidado para o paciente. Nesse sentido, contar com a expertise da Semantix traz o estado da arte em tecnologia e inovação como foco na segurança e qualidade do atendimento”, afirma o executivo.

O sucesso do projeto não ocorre ao acaso. Em março de 2020, ainda no início da pandemia da COVID-19, o Estado de São Paulo, assim como o resto do país, não tinha visibilidade do número de casos, óbitos e giro de leitos disponíveis. Diante desse desafio, a Semantix atendeu uma solicitação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de uma solução de dados para o monitoramento da COVID-19 e desenvolveu, em duas semanas, por meio de esforço coletivo entre os times Semantix e Secretaria de Saúde, a plataforma Censo COVID-19. Plataforma de dados e de gestão epidemiológica, conectando hospitais e laboratórios do estado a um ambiente analítico.

Este sistema foi doado para o Governo do Estado de São Paulo e hoje é utilizado para realizar a aferição dos números dos hospitais do estado, referentes aos pacientes em ambulatório ou UTI e de óbitos em decorrência do coronavírus. A partir desta experiência, a empresa ganhou autoridade em lidar com a avaliação de dados sobre o coronavírus, o que a motivou a criar iniciativas como o algoritmo de detecção de COVID-19 por meio de imagens.


Sobre a Semantix

Fundada em 2010, a Semantix é uma empresa brasileira referência na América Latina em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial, que atua em toda América Latina e Estados Unidos via escritórios de São Paulo (sede), Miami, Cidade do México e Bogotá. Por meio do Semantix Data Platform - plataforma tecnológica de dados, multi-cloud, API-first - oferece infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma de dados como serviço (PaaS). Para ofertar de maneira integrada o melhor pacote de soluções aos seus clientes, a Semantix conta com mais de 60 alianças tecnológicas com as principais empresas de tecnologia e com um quadro colaborativo de mais de 400 colaboradores técnicos certificados, sendo que 85% possuem certificado em tecnologias que são referências de mercado (Cloudera, Elastic, Amazon AWS, Microsoft e Google).


Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

935 leituras 346 Curtidas

Sobre o Autor

Rodolfo Akio Uchida

Rodolfo Akio Uchida

Gerente de Data Science e Analytics @ Semantix

Leia Também

935 leituras 346 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com