.

Publicado em 21 de Novembro de 2022

Compartilhar:

Copa do Mundo 2022 - Catar 0 x 2 Equador

Toda estreia é tensa. Equador venceu o Catar por 2 a 0 no primeiro jogo da Copa do Mundo de 2022. E claro que o nervosismo de estreia estava presente, mas o FIF-AI não viu um futebol de campeão nas duas equipes.

Toda estreia é tensa. Há uma superstição de que funciona desejar algo ruim para que dê tudo certo. Como por exemplo, “quebre a perna” no teatro. As cortinas são conhecidas em inglês como “legs” ou “pernas” então, “breaking a leg” significa ultrapassar a cortina e entrar em cena, um desejo de boa sorte. Equador venceu o Catar ontem por 2 a 0 no primeiro jogo da Copa do Mundo de 2022. E claro que o nervosismo de estreia estava presente, mas o FIF-AI não viu um futebol de campeão nas duas equipes, apesar de algumas características relevantes de futebol vencedor.

 

Pelo algoritmo, a partida foi 40% abaixo do nível de uma partida de campeões. Entre eles, o Equador teve 55% de intensidade relativa contra 45% do Catar. Apesar de dois gols, o fundamento mais importante do jogo foi pouco executado, que são as finalizações. O Equador, com uma pontaria de 50%, enquanto que o Catar com 0% de taxa de acerto de direção. A taxa de direção do Equador está boa, mas a quantidade de finalizações está bem inferior ao que deveria. Ficando com pelo menos três vezes menos chutes a gol do que deveria.

 

 

 

 

Valencia, atacante do Equador, finalizou três vezes e fez três gols, sendo um anulado. Vale comentar que em suas participações no jogo ele teve baixa taxa de erros, apesar de atuar em uma zona de campo onde habilidade e tempo de decisão sofrem bastante pressão.

 

Com relação a outros fundamentos importantes na definição de partidas, como desarmes e interceptações, o Catar teve uma relevância interessante, mas não conseguiu fazer gols. Quatro de seus jogadores foram os que mais desarmaram. Bassam Hisham, meia, Homam Ahmed, lateral, Boualem Khoukhi, volante e Karim Boudiaf, meia. Certamente o problema é que, após recuperar a bola, ao lançar, a taxa de acertos foi de 24% e, ao cruzar, a taxa foi de 22%, reduzindo consideravelmente a chance de gols O Equador foi somente 10% mais efetivo em lançamentos e cruzamentos, mas como teve taxa de finalização efetiva, levou o jogo.

 

Certamente a emoção tem grande influência na habilidades e no poder de decisão dos lances sob pressão dentro de campo e, aparentemente a seleção do Catar se abalou pelo gol sofrido, mas pequenas diferenças nos fundamentos mais relevantes, geraram a diferença no placar do jogo. 


355 leituras 125 Curtidas

Sobre o Autor

Ricardo Villaça

Ricardo Villaça

Chief Artificial Intelligence Officer

Leia Também

355 leituras 125 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com