.

Publicado em 16 de Junho de 2022

Compartilhar:

AI For Goods

Como a Inteligência Artificial Pode ser Usada em Impacto Social

O avanço das tecnologias de IA em segmentos empresariais tradicionais como varejo, indústria, saúde, mídia, entre outros, é algo consolidado e em crescente evolução na última década. Agora, como uma tendência emergente, o setor de impacto social se apresenta como um dos principais beneficiados pelas diversas possibilidades viabilizadas pela IA na atualidade.

A amplitude e relevância do setor de impacto convergem para a aplicação de recursos de IA, como aprendizagem de máquina, bots e processamento de linguagem natural. São iniciativas como AI For Goods (https://aiforgood.itu.int/), uma plataforma das Nações Unidas, onde pesquisadores e inovadores de inteligência artificial buscam propor soluções para proprietários de problemas que podem ser atendidos pela tecnologias de IA e que contemplem os ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Outra iniciativa nesta linha é a AI 4 Good ( https://ai4good.org), que foi criada em 2015 por uma equipe de pesquisadores e especialistas de aprendizado de máquina e ciências sociais, nos Estados Unidos e na Europa. A organização está sediada em Berkeley, Califórnia e conta com uma rede internacional de membros e parceiros da equipe principal e voluntários em todo o mundo que apoiam iniciativas desenvolvidas para organizações de impacto, governos e outros atores sociais.


A América Latina com seus grandes desafios contemporâneos em áreas como desemprego, saúde, educação, combate á corrupção e meio ambiente, vem sendo um campo fértil para uma série de iniciativas utilizando a IA para impacto social. O trabalho desenvolvido pela C- Minds (https://cminds.co/) , uma organização liderada por mulheres trabalha na interseção entre novas tecnologias sociedade e meio ambiente é um exemplo deste tipo movimento no continente. 


São projetos que endereçam soluções que usam IA e outras tecnologias para impacto, como a UNIMA (https://unimadx.com/) do México, no acesso à saúde, que projeta diagnósticos rápidos, com menos custo possível e fora do laboratório para pessoas em situação de pobreza em vários lugares do mundo. Ou a equatoriana Speak Liz (https://www.talovstudio.com/) uma ferramenta de IA para a comunidade de pessoas surdas em todo o mundo.


No Brasil o Portal Telemedicina (https://portaltelemedicina.com.br/) com presença em mais de 300 cidades, é um exemplo de empresa , segmentada no setor B2B, que vem utilizando a IA para gerar impacto social relevante na área da saúde por meio de soluções que viabilizam a integração entre médicos especialistas a hospitais e clínicas em todo o País.


O Brasil tem mais de 490 mil Organizações sem fins lucrativos e mais de 4 mil negócios de impacto social. Em geral, os empreendedores destas iniciativas entendem das causas sociais, mas possuem muitas dúvidas de como gerir estas organizações de forma profissional, transparente e que gere um impacto social relevante. 58% empreendedores de negócios sociais citam itens relacionados à gestão como um de seus principais desafios. (fonte: Pesquisa Pipe Social, 2019).


Diante deste cenário, nós do Instituto Ekloos (https://www.ekloos.org/), a primeira aceleradora social do Brasil, criado em 2007, lançamos em março deste ano a Versão Beta da GUIA ( https://www.guiasocial.org/,) uma plataforma aberta e gratuita que possibilita que pessoas que queiram empreender na área social possam fazer consultas como criar ou gerir melhor iniciativas de impacto social. Assim, será possível exponencializar o número de pessoas que possam ter acesso a conhecimento na área social, de forma compartilhada e gratuita. O nome Guia foi escolhido pois a ideia do projeto é guiar as pessoas pelo universo do empreendedorismo de impacto . 


Segundo a Mckinsey, em artigo publicado em 2020, a Inteligência Artificial está posicionada para provocar a disrupção do nosso mundo. E por que não utilizar esta tecnologia disruptiva para gerar impacto social positivo?

595 leituras 220 Curtidas

Sobre o Autor

Marcelo Barcia

Marcelo Barcia

Coordenador

Coordenador de Iniciativas de Impacto do Instituto Ekloos
Investidor Anjo da Rede Anjos do Brasil
Mestre em Administração pela FGV/RJ
Master em Governança Corporativa e Conselheiro de Inovação pela Gonew.co

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

595 leituras 220 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com