.

Publicado em 14 de Fevereiro de 2023

Compartilhar:

CrediCitrus disponibilizará experiência no metaverso a seus cooperados

Se posicionando em mais um canal de relacionamento com seus clientes, a cooperativa de crédito CrediCitrus se inspirou para inovar em um dos eventos da I2AI.

O projeto de Metaverso CrediCitrus


A Cooperativa de Crédito CrediCitrus – Sicoob CrediCitrus ao longo de seus 40 anos tem como marcas de atuação no mercado, o protagonismo e o pioneirismo. Conectada com a transformação digital promove muitas inovações para melhorar seus processos e o relacionamento com seus clientes.


O time de inovação da CrediCitrus compareceu no evento "Metaverso" realizado pela I2AI em março de 2022 (https://youtu.be/IO8oQNPc-Qg) e dali saiu com uma grande ideia de implantar um Metaverso para os mais de 165 mil cooperados interagirem, participarem de eventos, assembleias da Cooperativa e até receberem consultorias diretamente deste outro mundo. Segundo Walmir Fernandes Segatto, CEO da CrediCitrus, “Quando apoiamos iniciativas de desenvolvimento difundimos conhecimentos, possibilitamos acesso às tecnologias e a novas experiências que influem positivamente no ciclo virtuoso do crescimento mútuo”.


O foco do projeto é possibilitar que os associados possam interagir no ambiente metaverso CrediCitrus por meio do acesso à internet em seus computadores, smartphones ou tablets, sem que seja necessário o uso de óculos VR (óculos de realidade aumentada), computadores de alto desempenho ou outros equipamentos específicos.


O lançamento da iniciativa ocorrerá em abril de 2023 e visa o atendimento aos cooperados e a disponibilização dos conteúdos que serão pautados na AGO (Assembleia Geral Ordinária Digital). “Democratizar o acesso à tecnologia amplia os horizontes pessoais e profissionais por meio de novas informações e experiências”, afirma o CEO.


Como o Metaverso pode ser usado por empresas?


Cada vez mais empresas utilizam plataformas de metaverso como uma ferramenta estratégica para melhorar uma variedade de serviços e experiências em seus negócios, incluindo:


  1. Engajamento e treinamento dos funcionários: as empresas podem usar o metaverso para atividades virtuais de formação de equipes, sessões de treinamento e outros eventos para melhorar o envolvimento e a capacitação dos funcionários.
  2. Experiência do cliente: as empresas podem criar vitrines virtuais, demonstrações de produtos e outras experiências interativas para aprimorar a jornada do cliente e proporcionar uma experiência única e memorável.
  3. Marketing e branding: as empresas podem usar o metaverso para mostrar seus produtos, serviços, marca e valores de forma única e imersiva, diferenciando-se dos concorrentes e atraindo novos clientes.
  4. Eventos e conferências: as empresas podem realizar feiras, conferências e outros eventos virtuais, permitindo-lhes atingir um público mais amplo e reduzir os custos associados a eventos físicos.
  5. Trabalho remoto e colaboração: as empresas podem usar o metaverso para criar espaços de trabalho virtuais e ferramentas de colaboração, permitindo que funcionários remotos trabalhem juntos com mais eficiência e mantenham um forte senso de conexão e comunidade.


Sem falar do uso das tecnologias de metaverso para simulações reais como incêndio, cirurgias, treinamento de segurança industrial e até mesmo avaliação de funcionamento de máquinas. Com a ajuda de dados reais, as simulações em metaverso podem replicar fatores como temperatura, pressão, espaço, tempo, precisão de movimentos e prever erros e capacitar para os acertos.


Quais são as plataformas de Metaverso para uso empresarial?


O projeto da CrediCitrus foi conduzido pelo Alessandro Faria que escolheu a plataforma Spatial para criar o ambiente da cooperativa. 


Existem diversas plataformas de metaverso e para escolher você precisa definir bem as necessidades e objetivos específicos de seu uso. Algumas opções populares incluem:


Second Life - Um mundo virtual bem estabelecido que existe desde 2003, oferecendo às empresas uma ampla gama de opções de personalização.


VRChat - Uma plataforma social de realidade virtual que permite às empresas criar experiências interativas e imersivas para os funcionários.


Roblox - Uma plataforma que teve um rápido crescimento nos últimos anos, permitindo que as empresas criem e hospedem jogos e experiências para seus funcionários.


Engage - Uma plataforma de eventos virtuais que oferece às empresas uma variedade de ferramentas para hospedar conferências virtuais, feiras e outros eventos.


AltspaceVR - Uma plataforma social de realidade virtual que permite que as empresas hospedem eventos virtuais, reuniões e espaços de colaboração para funcionários.


FrameVR - Uma plataforma de realidade virtual que permite aos usuários criar, publicar e compartilhar experiências interativas em VR. Ele fornece ferramentas para criar e personalizar ambientes virtuais e permite que os usuários adicionem vários elementos interativos, como animações, áudio e scripts personalizados, para dar vida às suas criações de RV. O Frame VR é usado para uma ampla gama de aplicações, incluindo educação, treinamento, jogos e narrativas.



É importante considerar fatores como experiência do usuário, custo e nível de personalização e controle ao selecionar uma plataforma de metaverso. Também pode ser útil experimentar diferentes plataformas e obter feedback dos funcionários para determinar qual delas funciona melhor para as necessidades da empresa.


Parabéns pela iniciativa CrediCitrus! 


Escrito por Andressa Freire Del Rey

525 leituras 158 Curtidas

Sobre o Autor

Andressa Del Rey
I am to AI connected

Andressa Del Rey

Co-Founder I2AI

Sócia-fundadora da I2AI – International Association of Artificial Intelligence, hoje atuo como Head de estratégia e marketing do grupo. Acumulo mais de 24 anos de experiência profissional, tendo trabalhado em diversos setores econômicos como varejo, financeiro, industrial e serviços. Sempre com foco no cliente e olhar empreendedor, convergindo minhas habilidades humanas e comunicativas, com as de lógica e analítica para buscar resultados de sucesso.

Já liderei muitas equipes multi-diciplinares e tenho a habilidade de potencializar os talentos para a construção coletiva. Reuno experiência em processos, planejamento estratégico, inteligência de mercado, marketing estratégico, produtos e canais de venda e compras e negociação, o que me permite olhar o negócio como um todo e encontrar as melhores soluções que beneficie a cadeia.

Leia Também

O Efeito Baunilha

O Efeito Baunilha

O desafio do uso em larga escala de Inteligência Artificial Generativa

525 leituras 158 Curtidas
Compartilhar:
Café com o Presidente
Próximo Evento
25 de Abril de 2024

Café com o Presidente

Uma conversa com o Presidente da I2AI - Onédio S. Seabra Júnior - para falarmos sobre os temas mais quentes de Transformação Digital e Inteligência Artificial, num bate-papo informal com